segunda-feira, 27 de junho de 2011

Proposta de espaço para Habitaçoes Sociais.



Figura 01: Areas Planta atual/ modificada.

Figura 02: Quarto Menina: Foi proposto um armario com espaço para estudo, com nichos para armazenamento de livros e objetos pessoais.


Figura 03: Banheiro: Foi proposto box para area de banho, e uma estocagem embaixo da pia para armazenamento de tais. E foi colocado ceramica no piso, para melhor limpeza, ja que nao possuia.
Figura 04: Quarto Meninos: Foi proposto a utilizaçao de quatro camas escamoteaveis, ja que nao possuia espaço suficiente para tais, e mesas escamoteaveis para estudo.

Figura 05: Quarto Meninos.

Figura 06: Quarto Casal: Foi proposto uma cama com quatro gavetoes para armazenamento, e um armario.

Figura 07: Quarto Casal.
Figura 08: Sala: Foi proposto sofa em modulos, e um raque com gavetoes para armazenamento de jogos para videogame.

Figura 09: Sala

Figura 10: Cozinha: Foi desenvolvido para a cozinha uma mesa com uma peça movel, na qual acrescenta ou diminiu o espaço fisico da mesa.


Figura 11: Mesa com a peça retraida, aumento do espaço de circulaçao.


Figura 12: Mesa com a peça puxada, aumenta possibilidade de mais individuos utilizarem.
Figura 13:Cozinha.

Figura 14: Cozinha: Foi proposto armarios na parte superior e inferior da pia para estocagem de utensilios.

domingo, 22 de maio de 2011


Vertibral é um mobiliário versátil, flexível e multifuncional. É feito em madeira e pode ser mesa, cadeiras e prateleira. O projeto é do designer australiano Joseph Keenan.
Ultimamente anda surgindo muitas idéias de economia de espaço. Falta de espaço parece ser um problema generalizado e por isso os mobiliários tem de ser cada vez mais multifuncionais.

Essa peça foi desenhada por John Nouanesing. Uma peça vista como um cubo branco que pode ser usada como mesa. Mas pode ser transformada em duas cadeiras e uma pequena mesa.

É um projeto muito criativo e realmente multifuncional que cumpre o objetivo de poupar espaço e oferecer soluções práticas e confortáveis.

http://juelpodesign.wordpress.com/category/moveis/

Armário de Sala Flexível ASF05
O mobiliário é por definição algo móvel ou flexível. Mas na realidade poucas soluções de mercado existem com este conceito. Desenhamos um armário de sala flexível que assume formas infinitas e guarda todos os elementos necessários ao funcionamento de uma sala. A madeira torna-se geometria, uma dança de cubos para as necessidades de todos.
Produzido em 2004
© Todos os Direitos reservados à Utopia - Arquitectura e Engenharia, Lda

sábado, 7 de maio de 2011

06/04/2011 Pesquisa de campo feita em duas casas no Bairro Campo Alegre em Uberlândia-MG para análise de usos dos espaços.


Análise de usos Casa 1
A casa ainda não sofreu nenhuma alteração na planta devido ao pequeno tempo de ocupação de 2 meses.
A família diz ter havido dificuldade em mobiliar a casa devido à falta de espaço, sendo que alguns móveis tiveram que ser desmontados e guardados na casa de parentes.
Para os moradores a casa representa posse e segurança, e consideram a casa confortável pela ventilação e pelo conforto térmico possibilitado pelo forro de PVC, porém observa-se que a casa não os atende com relação ao espaço.
Todos os cômosos são bem avaliados quanto à privacidade, porém os cômodos intimos ficam constantemente fechados, causando falta de circulação de ar, e consequentemente insalubridade nos cômodos.
Atividades como trabalhar, dormir, cozinhar, lavar roupa, atividades de lazer, estudar, receber pessoas, descansar, alimentar e higiene são descritas como realizadas de forma satisfatória ao passo que a atividade de estocagem é considerada com de muita dificuldade.Os ambientes mais frequentados são a sala, a cozinha e o quintal como área de convivencia. As refeições e atividades como estudar, ler e descansar dentre outras são realizadas na sala.





















Análise de usos Casa 2
A casa passou por alterações durante o uso para adequação ao conforto térmico e à qualidade de materiais de acabamento e revestimento, foi colocado piso cerâmico e laje em toda a casa e um muro foi contruido de forma a ser posteriormente instalado um portão.
A família diz não ter dificuldade em mobiliar a casa com o mobiliário disponível no mercado.
Para os moradores a casa representa posse e segurança, e consideram a casa confortável pelo conforto térmico possibilitado pelo piso cerâmico, e o espaço atende à família.
Todos os cômosos são bem avaliados quanto à privacidade até mesmo pela casa ter sido murada, porém os cômodos intimos ficam constantemente fechados, causando falta de circulação de ar, e consequentemente insalubridade nos cômodos.
Todas as atividades foram descritas como realizadas de forma satisfatória (trabalhar, estocágem, dormir, cozinhar, lavar roupa, atividades de lazer, estudar, receber pessoas, descansar, alimentar e higiene).
O ambiente mais frequentado é a sala e a cozinha e o quintal é considerado uma área sem utilidade.