sábado, 7 de maio de 2011

06/04/2011 Pesquisa de campo feita em duas casas no Bairro Campo Alegre em Uberlândia-MG para análise de usos dos espaços.


Análise de usos Casa 1
A casa ainda não sofreu nenhuma alteração na planta devido ao pequeno tempo de ocupação de 2 meses.
A família diz ter havido dificuldade em mobiliar a casa devido à falta de espaço, sendo que alguns móveis tiveram que ser desmontados e guardados na casa de parentes.
Para os moradores a casa representa posse e segurança, e consideram a casa confortável pela ventilação e pelo conforto térmico possibilitado pelo forro de PVC, porém observa-se que a casa não os atende com relação ao espaço.
Todos os cômosos são bem avaliados quanto à privacidade, porém os cômodos intimos ficam constantemente fechados, causando falta de circulação de ar, e consequentemente insalubridade nos cômodos.
Atividades como trabalhar, dormir, cozinhar, lavar roupa, atividades de lazer, estudar, receber pessoas, descansar, alimentar e higiene são descritas como realizadas de forma satisfatória ao passo que a atividade de estocagem é considerada com de muita dificuldade.Os ambientes mais frequentados são a sala, a cozinha e o quintal como área de convivencia. As refeições e atividades como estudar, ler e descansar dentre outras são realizadas na sala.





















Análise de usos Casa 2
A casa passou por alterações durante o uso para adequação ao conforto térmico e à qualidade de materiais de acabamento e revestimento, foi colocado piso cerâmico e laje em toda a casa e um muro foi contruido de forma a ser posteriormente instalado um portão.
A família diz não ter dificuldade em mobiliar a casa com o mobiliário disponível no mercado.
Para os moradores a casa representa posse e segurança, e consideram a casa confortável pelo conforto térmico possibilitado pelo piso cerâmico, e o espaço atende à família.
Todos os cômosos são bem avaliados quanto à privacidade até mesmo pela casa ter sido murada, porém os cômodos intimos ficam constantemente fechados, causando falta de circulação de ar, e consequentemente insalubridade nos cômodos.
Todas as atividades foram descritas como realizadas de forma satisfatória (trabalhar, estocágem, dormir, cozinhar, lavar roupa, atividades de lazer, estudar, receber pessoas, descansar, alimentar e higiene).
O ambiente mais frequentado é a sala e a cozinha e o quintal é considerado uma área sem utilidade.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário